terça-feira, 28 de junho de 2011

Individualista

                                                                 

Nas próximas publicações terão duas novas colaboradoras Luna e Mara que vão fazer parte do blog, enfim espero que gostem de um texto feito pela Mara e comentem.






A pessoa individualista tem uma característica básica: não olha o outro como ser humano e talvez nem olhe a si mesma como tal. São pessoas tristes, escondidas numa capa de roupas bonitas ou numa aparência assustadora, enfim...escondidas atrás daquilo que aparentemente as protege. Não se preocupam com o sentimento alheio, talvez porque não reconheça o seu próprio. Não querem ouvir e muitas vezes nem sabem o que falar. Frases construídas em solo frágil. A pessoa individualista age segundo seus próprios interesses, dando pouca importância ao contexto social em que se encontra.
Contribuem para o sofrimento alheio sem que percebam o quanto sofrem e o quanto poderiam ser auxiliadas se assim o permitissem. Imaginem então viver numa sociedade individualista? Digo: Socorro!!!! Parem o bonde que quero descer!!! Mas e se não pudermos descer? Ah! Então se apela para o ditado: "se não pode vencê-lo, junte-se a ele" e assim a legião de individualistas continua crescendo, todos dividindo os medos e frustrações que um dia impulsionaram tantos para o mesmo caminho. O irônico disso tudo é quando ao mesmo tempo em que nos apaixonamos pelo nosso umbigo, reclamamos de outros apaixonados! E a vida segue. Segue?
As conversas com meus botões me levaram a pensar na empatia como um caminho. Um caminho para não me entregar ao movimento individualista. Empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro. Dói ser humilhado, esquecido, passado para trás? Será que dói no meu colega também? Eu gosto de auxílio despretensioso, elogio sincero e um ombro amigo. Talvez o outro goste também. Acredito que vivemos na coletividade e precisamos dela. Sermos individualistas é nadar contra a corrente, é lutar contra nossa essência. Podemos nos enganar e justificar que o mundo é assim, mas no fundo sabemos o quanto adoecemos vivendo desta forma. Como disse um amigo: "Há um descompasso entre música e dança e isto não está certo! Sábio amigo!

By: Mara Locatto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário