sábado, 2 de abril de 2011

Dia da Mentira ou mentira do dia ??



Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Agora Leiam o texto abaixo:

Muito tempo há que a mentira se tem posto em pés de verdade, ficando a verdade sem pés e com dobradas forças a mentira; e é força que, sustentando-se em pés alheios, ande no mundo a mentira muito de cavalo; e se houve filósofo que com uma tocha numa mão buscava na luz do meio-dia um sábio, hoje, por mais que se multipliquem luzes às do Sol, não se descobrirá um afecto verdadeiro. Buscava-se então a ciência com uma vela, hoje pode-se buscar a verdade com a candeia na mão, que apenas se acha nos últimos paroxismos da vida.

António Vieira, in "As Sete Propriedades da Alma"



Bem pessoal esses dias estou usando mais o intelecto do que a emoção, usando mais a cabeça do que a alma, enfim eu sei que foge um pouco do assunto do Blog que e escrever o que sinto, mas tecnicamente é o que acho sobre assunto.
Os dois textos acima justamente retrata o tema desse post dia da mentira ou mentira do dia ??
No primeiro fala sobre o surgimento do dia da mentira e que também é uma data em que comemora aquele dia para pregar uma peça em alguém, é bem tradicional em algumas empresas fazerem esse tipo de brincadeira.
No segundo texto é uma reflexão para as pessoas que adoram mentir como se fosse tão natural, mentiras que só fazem separar e ferir pessoas de algum modo e a famosa mentira do dia, é claro que tem as mentiras sociais que são famosas por escapar de certas situações como: constrangimento, magoar ao próximo,  etc..
Enfim eu acho mentir um ato totalmente desprezível, tanto a pessoa que mente quanto a pessoa que acoberta é totalmente inaceitável,  isso só serve para causar discórdia entre as pessoas e separa-las, e como eu digo a verdade nos libertara, para viver a realidade com dignidade!
vocês o que acham? De a sua opinião sobre as duas mentiras e comentem por favor !

OBS: alimentem a Malu!


3 comentários:

  1. penso da msm forma Thi, detesto mentiras. Acho q não servem de nada, pois a verdade tarda, mais não falha.

    ResponderExcluir
  2. E como diz Clarisse Lispector "Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece... "

    ResponderExcluir
  3. AMO TUDO QUE VOCÊ POSTA AQUI THI SÃO LINDAS TUAS PALAVRAS!

    ResponderExcluir